Sylvio Behring Association

Topo-Sistema-Progressivo-de-Jiu-Jitsu-SBA
Topo-Sistema-Progressivo-de-Jiu-Jitsu-SBA-MOB

Metodologia de Ensino

O Sistema Progressivo de Jiu-Jitsu

O Conceito

Metodologia de ensino dos fundamentos do Jiu-Jitsu Brasileiro e de Autodefesa, que consiste em organizar, preservar e facilitar o aprendizado de forma progressiva, do simples ao complexo, a fim de estimular e desenvolver a autoconfiança e o aprimoramento técnico do aluno.

A Metodologia

Utiliza-se o sistema progressivo de Jiu-Jitsu brasileiro (do simples ao complexo), método desenvolvido pelo Mestre Sylvio Behring, no final dos anos 80, baseado nas aulas individuais ministradas pelo Grande Mestre Álvaro Barreto, um método completo, simples e eficiente.

O ensino é baseado na autodefesa no solo e em pé. Ensina-se de maneira positiva, cooperativa, através da repetição dos movimentos aprendidos e, gradativamente, são introduzidas novas técnicas para condicionar a reação (a defesa) ao estímulo (o ataque).

No solo, o ensino é baseado na gangorra progressiva, com o objetivo de promover uma introdução ao Jiu-Jitsu brasileiro. A gangorra é dividida em duas partes: uma série de movimentações que condiciona o praticante a movimentar-se corretamente no solo, passando de uma situação de risco para uma situação de domínio total do oponente.

A autodefesa em pé aborda diversas situações onde simula-se um confronto real. Com o professor no papel do agressor, o aluno é induzido a realizar a defesa correta, utilizando o nível de força adequado ao nível de resistência oferecido pelo agressor.

Primeiramente ensina-se a técnica, após, corrige-se os detalhes, e, por fim, ocorre o treinamento do movimento para, então, condicionar a resposta do aluno. Esta última parte é baseada no estímulo-resposta, onde o estimulo é a agressão e a resposta é a defesa (com ênfase na prevenção, verbalização, base, equilíbrio, conexão e estratégia do aluno).

Nessa metodologia, as técnicas são ensinadas com uma didática apropriada para cada fase de desenvolvimento do aluno. Dessa forma, o aluno vai construindo um repertório técnico sólido, que faz parte de um bloco de técnicas que remete a arte na sua totalidade, possibilitando a sua compreensão. Assim, torna-se possível a compreensão e a construção sólida das bases para aplicação das técnicas de autodefesa com segurança e êxito.

Para o pleno desenvolvimento e progressão do aluno, as técnicas são apresentadas e ensinadas de forma gradativa respeitando a evolução individual.

Nossa metodologia propõem o entendimento de que cada técnica não é algo isolado, e sim uma peça pertencente a um fundamento que, por sua vez, faz parte de um bloco que remonta uma complexa e bem arquitetada estrutura de luta.

AZAMBUJA, R.; AZAMBUJA, G.; BARCOS, R.; Manual Básico do Sistema Progressivo de Jiu-Jitsu, Porto Alegre, v.05, 2021.

WORKSHOPS E SEMINÁRIOS

Agende o seu Evento com o Mestre Sylvio Behring.

Faça parte da Sylvio Behring Association

Trabalhe orientado por uma metodologia eficiente e consagrada.
Conheça o Sistema Progressivo de Jiu-Jitsu.